quarta-feira, 15 de maio de 2013

Relações Públicas?! O que é isso?


Infelizmente, quando respondo à questão o que estudaste ou o que fazes e digo “Relações Públicas”, invariavelmente a reação é: “Relações Públicas?! O que é isso?”. 


Esta profissão ainda não é o suficientemente compreendida em Portugal, e especialmente na Região Açoriana, chegando até mesmo a ser confundida com Spokespersons de certos produtos, marcas ou eventos, ou então com anfitriões de clubes noturnos e discotecas. Desengane-se quem assim o pensa.

Em vista deste cenário, decidi escrever um pouco sobre a profissão que me apaixona e que sei ser um valor acrescentado para as empresas que investem em contratar bons profissionais e que reconhecem a nossa importância para a sua competitividade.

De uma forma básica, as Relações Públicas trabalham a imagem e reputação de uma organização, por forma a construir uma reputação de credibilidade e confiança perante os seus vários públicos. Os públicos são todos aqueles com quem se tem ou pode vir a ter uma relação, desde a própria organização interna, a colaboradores, fornecedores, distribuidores, clientes, sócios, investidores, vizinhos, concorrentes, governo, comunicação social … e a lista continua.

O Relações Públicas de hoje faz muito mais do que sentar-se atrás de uma secretária e enviar comunicados à imprensa. Fica à responsabilidade dos Relações Públicas a Imagem Corporativa da empresa, organização ou indivíduo. Isto é feito através de algumas atividades como a comunicação interna, programas de voluntariado e de responsabilidade social, organização de eventos institucionais, presença pertinente nas redes sociais, colaboração com a comunicação social, prémios da indústria, gestão de crises, entre outros.

WarrenBuffet, empresário americano, disse: “It takes 20 years to build a reputation and five minutes to ruin it. If you think about that, you'll do things differently.”

A verdade é que, desde a mais pequena empresa à maior multinacional, todas têm diversos públicos a gerir … e devem fazê-lo bem. Aí, entramos nós. Para além de que, a reputação e a credibilidade de uma empresa equivale a capital … caso ainda não tenham percebido! Portanto, vale a pena investir num bom profissional.

Até um próximo post, boas energias para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário