Infelizmente, quando respondo à questão o que estudaste ou o
que fazes e digo “Relações Públicas”, invariavelmente a reação é: “Relações
Públicas?! O que é isso?”.
Esta profissão ainda não é o suficientemente compreendida em
Portugal, e especialmente na Região Açoriana, chegando até mesmo a ser
confundida com Spokespersons de
certos produtos, marcas ou eventos, ou então com anfitriões de clubes noturnos
e discotecas. Desengane-se quem assim o pensa.
Em vista deste cenário, decidi escrever um pouco sobre a
profissão que me apaixona e que sei ser um valor acrescentado para as empresas
que investem em contratar bons profissionais e que reconhecem a nossa
importância para a sua competitividade.
De uma forma básica, as Relações Públicas trabalham a imagem
e reputação de uma organização, por forma a construir uma reputação de
credibilidade e confiança perante os seus vários públicos. Os públicos são
todos aqueles com quem se tem ou pode vir a ter uma relação, desde a própria
organização interna, a colaboradores, fornecedores, distribuidores, clientes, sócios,
investidores, vizinhos, concorrentes, governo, comunicação social … e a lista
continua.
O Relações Públicas de hoje faz muito mais do que sentar-se
atrás de uma secretária e enviar comunicados à imprensa. Fica à
responsabilidade dos Relações Públicas a Imagem Corporativa da empresa, organização
ou indivíduo. Isto é feito através de algumas atividades como a comunicação interna,
programas de voluntariado e de responsabilidade social, organização de eventos
institucionais, presença pertinente nas redes sociais, colaboração com a
comunicação social, prémios da indústria, gestão de crises, entre outros.
WarrenBuffet, empresário americano, disse: “It
takes 20 years to build a reputation and five minutes to ruin it. If you think
about that, you'll do things differently.”
A verdade é que, desde a mais pequena empresa à maior
multinacional, todas têm diversos públicos a gerir … e devem fazê-lo bem. Aí,
entramos nós. Para além de que, a reputação e a credibilidade de uma empresa
equivale a capital … caso ainda não tenham percebido! Portanto, vale a pena
investir num bom profissional.
Até um próximo post, boas energias para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário